quarta-feira, 25 de março de 2009

Causos de um desafortunado

Hoje foi um dia em que nada deu certo, quebrei a escova de dente, machuquei a gengiva com o fio dental, acabou o papel higiênico bem na minha vez, o pão virou carvão na torradeira, perdi o ônibus, não tinha dinheiro para táxi, o pneu da bicicleta estava furado, cheguei atrasado e fui demitido. Já estava por um fio na empresa mesmo, mas isto não significa que não queria tê-lo agora, o aluguel vence amanhã e minha conta bancária está sempre com vergonha, vermelha, encabulada com a quantidade de dívidas.
Pelo menos descansei, trabalhar quatro horas diárias é muito exaustivo: gente chata, café ruim e telefone insuportável. Quatro horas? Muito tempo! Deveria receber um prêmio por ter agüentado seis meses. “Lá vai o caranguejo dos empregos”, pensam meus inimigos, mal sabem eles que é tudo proposital, só quero experiência em várias profissões.
Quero enganar a quem? Entrei numa pindaíba sem fim! Será que é vergonhoso voltar para casa da mãe aos 35? Ao menos o cachorro quente dela é melhor que este do Zé Dogão, tirando a berinjela recheada com vinagrete e choio, mamãe cozinha bem.
Melhor esperar aquele concurso público... Seis horas de trabalho diário e só o quádruplo do meu antigo salário, não, mais fácil esperar, ainda mais no Brasil, sempre tem um bom emprego, impossível não ter um pra mim, logo eu, tão trabalhador e responsável.
Vou voltar para casa e aproveitar meu último dia de aluguel. Claro que vou a pé, gastei o dinheiro do ônibus com o Zé dogão. A ração do Napoleão acabou, vai comer o pão de ontem, melhor, da semana passada, o de ontem assado com óleo usado fica uma maravilha. Sorte eu tenho, apesar de hoje ter sido um dia de cão, vou ligar para a minha melhor amiga, a moça da operadora de celular, sempre informa meus créditos, mesmo que inexistentes. Isso que é amiga de verdade. Até mesmo em dias tempestuosos, sou bem atendido com um “Bom dia, seja bem vindo a nossa central de atendimentos”, ao menos lá sou bem vindo.

6 comentários:

Herllon Fonseca disse...

Por mais que o brasileiro sofra, existe um grande senso de humor. Este que faz ele acordar cedo tdos os dias e não desistir de ir a luta, batalhas podem ser vencidas, no entanto a guerra continua ;D vlw por passar lá.. espero sempre

Thiago disse...

O melhoooooooor de todos né Machadãooo

Eu adorei esse poema.

Olha só escritor Machadão.

Capitu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Capitu disse...

Eita, eh poema eh? super com cara de cronica. Amo cronicas. Cronistas tem um dom especial de dar humor a essa nada mole vida hauiahaui.
Conhece Fernando Sabino? Ele tambem escreve bem assim como vc

PS: to tentando vir aqui de vez em quando, pra tomar de gole em gole esses escritos, de modo que duuuuure bastante

Capitu disse...

Nao desiste de ir ate o fim
http://letras.mus.br/chico-buarque/45110/

rsrs

Eduardo Cadore disse...

adorei esse gustavera! haha